A Terapia de Casal, pautada na Análise do Comportamento, parte das perspectivas do casal, entendendo que cada relacionamento conjugal possui características específicas que devem ser identificadas e analisadas. As intervenções tem mais um caráter vivencial do que teórico, e buscam promover dois aspectos: aceitação emocional e mudança comportamental.

A aceitação emocional envolve aceitar e acolher os problemas que naturalmente fazem parte de um relacionamento, aumentar a tolerância às condutas difíceis do parceiro e às emoções negativas que as acompanham, mas sempre reconhecendo os aspectos problemáticos dessas ações e que podem ser melhorados. A aceitação é importante porque permite ao casal entender que, inevitavelmente, existem diferenças entre eles.

A mudança comportamental parte da ideia de que os parceiros influenciam-se reciprocamente, portanto, as mudanças almejadas são promovidas na interação entre o casal. Não se trata de uma troca, em que um deve necessariamente atender às necessidades do outro, mas sim em ambos se comprometerem com mudanças que podem valorizar e melhorar o relacionamento conjugal, ou seja, cada parceiro escolhe o que pode oferecer em prol da melhoria desse relacionamento, sem exigir algo em troca.

A cobrança de mudanças que um parceiro faz com o outro, trava uma batalha difícil, pouco produtiva e geradora de sofrimento. Por isso, a aceitação combinada com o compromisso de mudança, favorece que ambos os parceiros se engajem em melhorias – ou mudança de comportamentos – que certamente terão impacto nas emoções de cada um, favorecendo emoções mais agradáveis no convívio do casal.

Ademais, essa possibilidade de escolha de cada parceiro, confere possibilidades diferentes para o futuro do casal. As escolhas de como prosseguir com a relação é construída e definida por ambos os parceiros, não é papel do terapeuta intervir para que haja necessariamente separação ou manutenção do relacionamento.

O Artigo 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo(a), define que o profissional não pode utilizar o preço do serviço como forma de propaganda. Por isso, para consultar os valores ou outras informações, entre em contato.

 

Anúncios